___ "Falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça" - Efésios 4.15 ___

Marcadores

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Minha melhor ou minha única amiga?

Algumas vezes resumimos nosso círculo de amigos a apenas uma pessoa. Ao dispensar todo tempo e dedicação exclusivamente a ela, nossa amizade acaba tomando a forma de um namoro: ao invés de desfrutarmos da liberdade que uma amizade oferece, acabamos por nos isolar cada vez mais de outras pessoas que poderiam nos levar  ao crescimento emocional, psicológico, social e espiritual.

Não sei como é esse negócio entre os meninos, mas é comum entre as meninas haverem as chamadas melhores amigas (minha "the best", como dizemos). Não acredito que isso seja errado, muito pelo contrário, é certo que nós temos afinidades e preferências quanto às pessoas com quem nos relacionamos. Há sempre aquela amiga com a qual nos identificamos mais, aquela com quem nos sentimos mais a vontade para falar sobre tudo; aquela que é "mais chegada que um irmão" (proverbios 18.24). E então a essa nós chamamos de melhor amiga. Isso é perfeitamente normal e bonito. 

Mas, e quando ao invés de uma melhor nós temos uma única amiga? 
Muitas meninas ainda não possuem namorado mas deixam que suas amizades (com o mesmo sexo ou com o sexo oposto, as vezes) as "aprisionem" como se estivessem em um relacionamento a dois. Se estão em uma atividade em grupo, nenhuma pessoa existe mais além daquela amiga. Se estão no msn, orkut, facebook, twitter, blog e etc, as mensagens são somente para aquela amiga. Se aquela amiga não for pra o passeio do final de semana, elas também não irão. Se a amiga resolver excluir o msn, a outra também excluirá porque só teclava com ela. Sem falar no álbum do orkut que só tem fotos com a "the best" - e ninguém mais. Não estou atirando pedra em nenhuma de vocês, pois eu já tive minha 'participação especial' nisso que hoje chamo de amizade-namoro (sem fazer alusão alguma ao lesbianismo). Já dediquei muito tempo e atenção total a apenas uma pessoa a ponto de  sentir obrigação de me justificar quando eu saía com outras amigas e não com ela (que traição, heim?). 

Porém, vamos ser honestas: com tantas outras pessoas ao nosso redor, é justo (para elas e para nós mesmas) desprezá-las e nos dedicar unicamente a alguém? Com muitas amigas, posso aprender a tocar violão, jogar damas ou dançar; posso descobrir um novo ministério de louvor, um novo escritor ou um novo filme;  tenho uma turma para  conversar, trocar ideias e me encorajar a buscar mais a Deus. E nessa interação, adquirimos maturidade. Então, por que se prender a uma única amiga? 

Há pessoas esperando uma chance de se relacionar com você. Há pessoas para quem você será uma bênção! Não as ignore, e veja como vocês sairão ganhando nesta relação de reciprocidade projetada pelo nosso Criador ;)

Nenhum comentário: