"Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte" II Coríntios 12.10
Refletindo sobre o versículo acima, pensei: "Quem é que gosta de se sentir fraco?
Lendo o versículo isoladamente você também pode pensar que a fraqueza da qual Paulo falava era algum pecado que ele cometia devido à sua natureza carnal: "Quando estou fraco (pecando) aí eu sou forte".
Mas o versículo não diz isso. A fraqueza da qual Paulo se gloriava tinha a ver com o tal espinho na carne, que muito provavelmente era um problema de ordem física.
Pesquisando sobre a vida dele, encontrei a seguinte afirmação:
"Existem três interpretações básicas para o significado do espinho na carne de Paulo: (1) Se o termo carne é uma referência ao corpo, então o espinho poder ter sido uma doença, como dor de ouvido, de cabeça, problemas na vista, epilepsia ou febre crônica. (2) Se o termo carne é uma referência à natureza pecaminosa, então esse espinho pode ter sido algum tipo de tentação. (3) Se a expressão é figurativa, pode referir-se à perseguição ou às oposições.
A maioria dos comentaristas acredita que o espinho era ou uma doença [problema na vista, com base no texto de Gálatas 4.15], ou inimigos, dado o contexto bíblico em que está inserido e a interpretação comum dos judeus para o termo espinho."
A maioria dos comentaristas acredita que o espinho era ou uma doença [problema na vista, com base no texto de Gálatas 4.15], ou inimigos, dado o contexto bíblico em que está inserido e a interpretação comum dos judeus para o termo espinho."
[O Novo Comentário Bíblico - Novo Testamento]
Assim, entendendo esse termo como um problema de ordem física (uma doença, por exemplo), podemos compreender com clareza porque Paulo falou que sentia prazer nas fraquezas.
Ele estava dizendo que o Senhor é mais engrandecido na vida das pessoas que dependem totalmente do poder dEle para pregar, evangelizar, cantar, pasteorear uma igreja, dirigir um coral etc.
Ele estava dizendo que quando não podemos falar, é Deus quem fala através de nós.
Ele estava dizendo que quando nossas qualidades não estão no centro das atenções, é o próprio Deus quem é exaltado na nossa vida.
Ele estava dizendo que quanto menor formos, maior será Deus em nós.
Que a nossa oração constantemente seja:
"Que Ele cresça e que eu diminua". João 3:30
Nenhum comentário:
Postar um comentário