___ "Falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça" - Efésios 4.15 ___

Marcadores

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Eu quero me embriagar outra vez

"E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito" Efésios 5.18


Essa afirmação pode soar estranha para você, mas se pensar direitinho ela faz todo o sentido - alias, se não fizesse não estaria na Biblia, vamos combinar ;) 

Uma pessoa embriagada com o vinho está sob efeito do álcool. Quem ingere álcool a ponto de se embebedar fica fora de si e constantemente se mete em confusão (contendas) porque não tem controle sobre seus atos. Os acidentes de trânsito, por exemplo, são causados em boa parte por pessoas que ingeriram a bebida acima da média permitida. Por isso, campanhas e mais campanhas são lançadas em todo o mundo advertindo acerca dos perigos da ingestão do álcool. Você pode discordar das minhas opiniões, mas duvido que tenha argumentos suficientes para ir de encontro à Bíblia quando diz:

"O ladrão [Satanás, o diabo] não vem senão a roubar, a matar, e a destruir" João 10.10a
Quais as conseqüências que o álcool traz? Por acaso não é roubo, morte e destruição? E quem ingere tal bebida poderia estar direcionada pelo próprio Deus? "eu [Deus] vim para que vocês tenham vida, e a tenham com abundância". João 10.10b


Semelhante a embriaguez pela ingestão do vinho, uma pessoa cheia do Espírito Santo também está fora de si no sentido de que ela está morta para a carne e viva para Deus, e seus atos são dirigidos pelo Senhor. No final de semana passado, estive em uma "festa" da faculdade da minha irmã em prol da sua formatura. Lá, pude ver muitos colegas bêbados e como se comportavam de modo estranho. Quem era tímido não parava de falar; o menino que tinha aquele famoso 'jeitinho' liberou geral; as meninas elegantes estavam umas gatas borralheiras, e assim todos estavam fora de si. Alcoolizadas as pessoas são capazes de fazer as piores loucuras. Graças a Deus, no tempinho em que estive ali não chegou a haver briga, mas com tantas latinhas de cerveja não duvido que os desentendimentos tenham existido após às 4h da manhã.

Vendo essa cena bem de perto, me lembrei dos meus amigos da igreja e da alegria que compartilhamos quando estamos totalmente EMBRIAGADOS pelo Espírito Santo. Quanta semelhança e ao mesmo tempo tantas diferenças! Embora cheios do Espírito pareçamos bêbados [sorrindo a toa ou prostrados no chão], em Cristo não há contendas, não ha desunião. Cheios do Espírito Santo somos capazes de realizar as maiores e melhoras obras; obras que trazem paz e vida! Assim, você nunca verá uma pessoa cheia de Deus envolvida em "barracos", nem nunca a verá cambaleando pelas ruas buscando fazer mal ao próximo, pois isso não faz parte da natureza do nosso Deus!

Então, a pergunta que deixo para sua reflexão é: 
O que vale mais a pena: embriagar-se com o vinho, em que há contendas, ou embriagar-se com o Espírito Santo, de onde flui vida de Deus?
Quem escolhe a segunda opção, sem dúvida escolhe a melhor parte, aquela que não será frustrada nunca! E esta é também a minha escolha ;)

Nenhum comentário: